Destinatários: Responsáveis por sistemas de gestão da qualidade em empresas industriais ou de serviços que façam uso de instrumentos de medição. Responsáveis por sistemas de manutenção. Técnicos de instrumentação ou de laboratório. Todos os que pretendam alargar conhecimentos em metrologia ou consolidar conceitos adquiridos.
Objectivos: Os formandos obterão deste curso conhecimentos sólidos ao nível dos conceitos que lhes permitirão desenvolver um bom trabalho de gestão dos seus Dispositivos de Medição e Monitorização. Saberão como calcular e gerir os resultados relativos a incertezas de ensaios de calibração. Finalmente, saberão desenvolver métodos e procedimentos de calibração interna (incluindo cálculo de incertezas) e aprovação para uso de diferentes equipamentos, incluindo casos específicos apresentados pelos formandos.
Métodos: O curso tem uma componente expositiva e a resolução de casos práticos, para além de uma dinâmica de interacção formando - formador que permite o esclarecimento de dúvidas concretas e a possibilidade de aplicação imediata de conhecimentos.
Formador: Doutor João Alves e Sousa - Director Técnico de um Centro de Metrologia há 15 anos, acreditado pelo IPAC nas áreas de Força, Massa, Comprimento, Temperatura e Humidade relativa. Faz parte da bolsa de auditores do IPAC. É o representante de Portugal na Comissão Técnica TC7-Measurement Sciences da IMEKO (organização mundial de metrologia). É coordenador do grupo de trabalho GT8-Dimensional da comissão técnica CT4-Metrologia da Relacre (associação dos laboratórios acreditados). Tem mais de 20 publicações científicas em revistas e actas de conferências internacionais em metrologia.
Conteúdo:
Métodos de Calibração
Cálculo de Incertezas;
Aprovação para uso;
Análise de casos: Manómetros, Termómetros, Balanças, Paquímetros e Estufas. Casos concretos apresentados pelos formandos
Duração: 14 horas Horário:9:30 - 13:00 e 14:00 - 17:30
G-QUOD Consultores de Gestão Lda. Estrada da Outurela, 121 2794-051 Carnaxide