Seja ao nível de diagnósticos iniciais para definição de planos de acção, de apoio na implementação de projectos de desenvolvimento ou em auditorias de avaliação e melhoria, contribuímos para o desenvolvimento da sua organização ao nível de Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO 9000 e QMA), Ambiente (ISO 14001), Higiene e Segurança Alimentar (DS 3027 /ISO 22000/Codex Alimentarius) e Saúde e Segurança no Trabalho (OHSAS 18001/NP 4397 ).
Implementação Integrada de Sistemas de Gestão
A implementação integrada de sistemas, permite que sejam conseguidos os seus objectivos, sem que as necessidades de informação, nomeadamente documentos e registos, sejam afectadas proporcionalmente.
As Normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001/NP4397, ISO 22000 e outras encontram-se organizadas de forma coerente e possuem alguns princípios comuns, os quais possibilitam que os respectivos sistemas (de gestão da Qualidade, de gestão Ambiental, etc.) sejam fundidos num só com a mesma estrutura.
A implementação de um sistema de gestão integrado permite evitar a sobreposição de documentos e impedir o aumento da burocracia;as reduções fundamentais de custos da implementação de um sistema integrado são:
·Redução de custos associados aos recursos dispendidos na concepção, implementação e teste do sistema (tempo e recursos humanos e físicos, entre outros).
·Redução de custos associados às auditorias (não apenas às auditorias de concessão, como também às auditorias internas)
·Redução de custos associados à manutenção do sistema; é mais fácil manter e melhorar o sistema integrado dadas as sinergias associadas.
Sistemas de Gestão da Qualidade
A ISO 9000, nomeadamente a ISO 9001 (única norma utilizável para fins de certificação por entidade externa), tem como objectivo o aumento da satisfação dos clientes, como garante de que o sucesso das organizações continuará ao longo do tempo.
Este aumento da satisfação dos clientes é conseguido, na perspectiva deste referencial, através de uma efectiva abordagem por processos à organização, a par com um conjunto de práticas de melhoria contínua.
Para realizar uma abordagem por processos é necessário identificar um conjunto dos processos críticos (aqueles que providenciam maior valor para o cliente, para os accionistas e/ou para os colaboradores, sendo que no âmbito estrito da ISO 9001, as organizações apenas são obrigadas a considerar o impacto no valor que acrescenta ao cliente, não sendo naturalmente impedidas de ter uma visão mais alargada sobre as diferentes questões) identificar elementos tais como, entradas, saídas, objectivos, recursos, responsáveis, indicadores de desempenho e interligação com outros processos.
Sistemas de Gestão Ambiental
A componente ambiental tem assumido um papel cada vez mais relevante na gestão das empresas. Isto deve-se ao aparecimento de legislação ambiental mais restritiva, à exigência das partes interessadas (clientes, accionistas, comunidade local, etc.) e também uma crescente consciencialização por parte das organizações que buscam um desenvolvimento sustentável.
Durante os últimos quinze anos surgiram normas e regulamentos relativos à implementação de um sistema de gestão ambiental, salientando-se a Norma ISO 14001 e o EMAS.
m Sistema de Gestão Ambiental ajuda, em primeira instância, a organização a adquirir uma consciência sobre quais os aspectos ao nível do ambiente mais importantes a ter em linha de conta no desenvolvimento da actividade. Por outro lado facilita a identificação dos processos que necessitem de ser melhorados a este nível. Outras vantagens da implementação deste tipo de sistema de gestão incluem:
·Redução dos prémios do seguro;
·Redução da poluição e consequentes prejuízos para a organização e partes interessadas;
·Optimização de processos, do ponto de vista da racionalização de recursos e consequente redução dos custos operacionais;
·Garantia do cumprimento da legislação – não pagamento de coimas ambientais
·Melhoria do desempenho ambiental;
·Disponibilidade de informação;
·Cumprimento de requisitos de clientes;
·Melhoria da sua imagem e posição no mercado (pode ser usado como ferramenta de marketing).
A implementação de um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma ISO 14001 permite a identificação dos aspectos ambientais e avaliação e controle dos seus impactes.
Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar
Hoje em dia, para assegurar a segurança alimentar e obter a confiança do cliente não basta a ausência de reclamações ou análises ao produto. Isto é particularmente relevante na área da Restauração, onde os alimentos são distribuídos, antes que seja possível obter resultados desses ensaios.
A Norma 22000 estabelece os requisitos para um sistema de gestão de segurança alimentar combinando os elementos chave comunicação interactiva, gestão do sistema, programas de pré-requisitos e os princípios HACCP.
A equipa da G-QUOD possui as competências necessárias para ajudar a sua organização na implementação de um sistema de gestão de segurança alimentar que garanta a segurança alimentar, a confiança dos seus clientes de forma optimizada e adaptada à sua realidade concreta.
Consultar também
1Sistemas de HACCP
1Auditorias de Segurança Alimentar
1Formação em Higiene e Segurança Alimentar
Sistemas de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho
As questões da Segurança e Higiene no Trabalho são cada vez mais reconhecidas como um factor importante, não só para os colaboradores das empresas, como também para as próprias organizações e seus detentores de capital, sendo uma garantia de redução dos riscos.
Com a publicação da Directiva 89/391/CEE, foram lançados os princípios gerais de promoção da segurança, higiene e saúde no trabalho. Incluem-se aqui as medidas de prevenção a aplicar pelas organizações , enquanto entidades empregadoras, de modo a assegurar que o seu trabalho seja efectuado com um mínimo de riscos. Estes princípios são desenvolvidos através de legislação complementar aplicável em diversos sectores de actividade, não sendo excepção a área de actuação da organização objecto desta proposta.
Existem normas de gestão da segurança que fornecem às organizações os elementos necessários para orientar a criação de um Sistema de Gestão de Segurança efectivo, que pode ser integrado com outros requisitos de gestão, para auxiliar as organizações a alcançar metas ao nível da Segurança no Trabalho. A implementação e a certificação de um sistema de gestão de segurança de acordo com a norma OHSAS 18001, permite a identificação, avaliação e controle dos riscos laborais. Esta norma especifica os requisitos do Sistema de Segurança, possibilitando a formulação de uma política e objectivos por parte da organização, considerando os requisitos legais exigidos e as informações sobre os seus riscos laborais significativos.
Um Sistema de Gestão de Segurança ajuda, em primeira instância, a organização a adquirir uma consciência sobre quais os aspectos ao nível da segurança e higiene no trabalho mais importantes a ter em linha de conta no desenvolvimento da actividade. Por outro lado facilita a identificação dos processos que necessitem de ser melhorados a este nível. Outras vantagens da implementação deste tipo de sistema de gestão passam por:
·a redução dos prémios do seguro;
·a redução dos riscos (quer ao nível das doenças profissionais, quer ao nível de acidentes de trabalho) e consequentes prejuízos para a organização e colaboradores;
·uma maior taxa de permanência e satisfação por parte dos colaboradores;
·Garantia do cumprimento da legislação – não pagamento de coimas por infracções
·Melhoria do desempenho ao nível da Higiene e Segurança no Trabalho
·Disponibilidade de informação
·Cumprimento de requisitos de (potenciais) clientes
·a melhoria da imagem da empresa (pode ser usado como ferramenta de marketing).
·Para além de todos os aspectos apontados, a implementação de um sistema de gestão de segurança leva, por si só, à sensibilização e motivação de todos os colaboradores da organização para as questões da segurança e higiene no Trabalho.
G-QUOD Consultores de Gestão Lda. Estrada da Outurela, 121 2794-051 Carnaxide