Designação

Caso não consiga visualizar os botões do lado esquerdo, clique aqui!

Responsáveis por sistemas de gestão da qualidade em empresas industriais ou de serviços que façam uso de instrumentos de medição. Responsáveis por sistemas de manutenção. Todas as pessoas que pretendam alargar os conhecimentos na área da metrologia ou consolidar conceitos já adquiridos.

Duração
Destinatários

2 dias

Curso de Metrologia I- Gestão do Equipamento de Monitorização e Medição

Os formandos obterão deste curso conhecimentos sólidos ao nível dos conceitos que lhes permitirão desenvolver um bom trabalho de gestão dos seus Dispositivos de Medição e Monitorização. Saberão como organizar o seu sistema de controlo metrológico, interpretar certificados de formação e tomar decisões face aos resultados. Poderão ainda tomar melhores decisões quanto a calibrar interna ou externamente, bem como preparar os métodos de trabalho internos.

Objectivos

1 – Gestão do Equipamento (DMM)

   1.1 – Terminologia Metrológica

   1.2 – Especificações de Equipamento

   1.3 – Selecção de Equipamento

   1.4 – Critérios de Aceitação

   1.5 – Análise de Certificados de Calibração / Ensaio

      1.5.1 – Aprovação Equipamento após Calibração / Ensaio

      1.5.2 – Periodicidade de Calibração

2 – Cálculo Numérico

3 – Estrutura Documental para Gestão do Equipamento

4 – Análise de casos reais

Conteúdo

O curso tem uma componente expositiva e a resolução de casos práticos, para além de uma dinâmica de interacção formando - formador que permite o esclarecimento de dúvidas concretas e a possibilidade de aplicação imediata de conhecimentos.

Métodos

Eng. Júlio Sousa. Licenciado em Engenharia Informática Industrial, desenvolve desde 1988 actividade profissional na área da Instrumentação e da Metrologia. Foi responsável técnico por 4 dos laboratórios do CATIM. Desde 1999 na HOTGAS, é Director da Qualidade e Director Técnico do seu laboratório de metrologia (IPAC, M088). Paralelamente, foi durante anos Director Técnico do Laboratório da Emílio de Azevedo Campos. Formador em inúmeras acções em diferentes organizações nacionais, colaborou adicionalmente com a ESA (Holanda) e o LCAE (Tunísia).”

Formador