Auditorias do tipo “Cliente Mistério”

Caso não consiga visualizar os botões do lado esquerdo, clique aqui!

Os clientes saberão responder às duas primeiras questões; quanto à terceira, somente um cliente que conheça as regras internas da organização em causa poderia dar resposta.

As auditorias do tipo  “cliente mistério” ou “Mystery Shopping” permitem às organizações conhecerem as respostas a estas e outras questões, de uma forma não condicionada, uma vez que os colaboradores não conhecem a identidade do “cliente” que os contacta. É uma forma particular de auditoria que permite uma avaliação quantitativa e qualitativa do serviço escolhido. Consiste numa observação participada, onde os itens a avaliar são previamente determinados. Os avaliadores não revelam o verdadeiro objectivo do seu contacto e actuam como clientes normais prestando, no entanto, particular atenção aos itens escolhidos. Os resultados permitem conhecer o comportamento comercial dos colaboradores auditados.

As empresas sentem muitas vezes a necessidade de perceber como é realizado o atendimento aos seus clientes por parte dos seus colaboradores. Os seus gestores nem sempre estão conscientes de   quais são as estratégias reais adoptadas e se são seguidas as suas directrizes.