As Normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001/NP4397, ISO 22000 e outras encontram-se organizadas de forma coerente e possuem alguns princípios comuns, os quais possibilitam que os respectivos sistemas (de gestão da Qualidade, de gestão Ambiental, etc.) sejam fundidos num só com a mesma estrutura.

A implementação de um sistema de gestão integrado permite evitar a sobreposição de documentos e impedir o aumento da burocracia;  as reduções fundamentais de custos da implementação de um sistema integrado são:

· Redução de custos associados aos recursos dispendidos na concepção, implementação e teste do sistema (tempo e recursos humanos e físicos, entre outros).

· Redução de custos associados às auditorias (não apenas às auditorias de concessão, como também às auditorias internas)

· Redução de custos associados à manutenção do sistema; é mais fácil manter e melhorar o sistema integrado dadas as sinergias associadas.

 

 

Implementação Integrada de Sistemas de Gestão

Caso não consiga visualizar os botões do lado esquerdo, clique aqui!

A implementação integrada de sistemas, permite que sejam conseguidos os seus objectivos, sem que as necessidades de informação, nomeadamente documentos e registos, sejam afectadas proporcionalmente.