Durante os últimos dez anos surgiram normas e regulamentos relativos à implementação de um sistema de gestão ambiental, salientando-se a Norma ISO 14001 e o EMAS.

m Sistema de Gestão Ambiental ajuda, em primeira instância, a organização a adquirir uma consciência sobre quais os aspectos ao nível do ambiente mais importantes a ter em linha de conta no desenvolvimento da actividade. Por outro lado facilita a identificação dos processos que necessitem de ser melhorados a este nível. Outras vantagens da implementação deste tipo de sistema de gestão incluem:

 

· Redução dos prémios do seguro;

· Redução da poluição e consequentes prejuízos para a organização e partes interessadas;

· Optimização de processos, do ponto de vista da racionalização de recursos e consequente redução dos custos operacionais;

· Garantia do cumprimento da legislação – não pagamento de coimas ambientais

· Melhoria do desempenho ambiental;

· Disponibilidade de informação;

· Cumprimento de requisitos de clientes;

· Melhoria da sua imagem e posição no mercado (pode ser usado como ferramenta de marketing).

 

A implementação de um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma ISO 14001 permite a identificação dos aspectos ambientais e avaliação e controle dos seus impactes.

 

 

Sistemas de Gestão Ambiental

Caso não consiga visualizar os botões do lado esquerdo, clique aqui!

A componente ambiental tem assumido um papel cada vez mais relevante na gestão das empresas. Isto deve-se ao aparecimento de legislação ambiental mais restritiva, à exigência das partes interessadas (clientes, accionistas, comunidade local, etc.) e também uma crescente consciencialização por parte das organizações que buscam um desenvolvimento sustentável.

Dentro da área dos processos temos dado particular destaque à área da gestão ambiental. Neste sentido e dada a vocação, formação e experiência da equipa técnica da G-QUOD nesta área, tomámos a decisão de alargar a nossa actuação dentro da educação e sensibilização ambiental .